Agora ficou mais fácil ter a família Meu Biju completa na sua mesa.

Feijoada com Feijão Preto Meu Biju

INGREDIENTES

– 2 xícaras (chá) de Feijão Preto Meu Biju

– 3 folhas de louro

– 250 g de carne-seca dessalgada em cubos

– 250 g de lombo de porco dessalgado em cubos

– 200 g de costelinha suína defumada

– 2 linguiças paio cortadas em rodelas

– 2 colheres (sopa) de óleo

– 2 cebolas médias picadas

– 4 dentes de alho picados

– 200 g de linguiça calabresa defumada em fatias

– 1 xícara (chá) de suco de laranja

– Sal a gosto

 

MODO DE PREPARO

Deixe o Feijão Preto Meu Biju de molho em 1 litro de água quente durante 2 horas. Troque a água a cada 1 hora. Após esse tempo, transfira o feijão junto à água do remolho para uma panela de fundo grosso e acrescente 2 litros de água, o louro, a carne-seca, o lombo, a costelinha e o paio. Tampe parcialmente a panela e cozinhe, em fogo médio, até que os grãos estejam macios (cerca de 1 hora). Para fazer na panela de pressão, junte à água do remolho 1 litro e meio de água, o louro e as carnes e, depois de pegar pressão, cozinhe por cerca de 20 minutos.

 

Em outra panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho até que a cebola fique transparente. Em seguida, acrescente as rodelas de calabresa e frite até dourar. Despeje o suco de laranja sobre esse refogado e mexa até desprender o tostado que ficou no fundo da frigideira. Despeje na panela de feijoada e cozinhe, em fogo baixo, por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando, até que o caldo engrosse e as carnes fiquem tão macias quanto o feijão. Prove e, se necessário, acerte o sal. Sirva em seguida, acompanhado de Arroz Branco Meu Biju, couve refogada, gomos de laranja, farofa e molho de pimenta.

 

CURIOSIDADE: no Brasil, existem muitas receitas de feijoada: da simples à completa, todas são um cozido de feijão preto enriquecido com pertences do porco (linguiça, costela, pé, orelha, bacon, lombo, entre outros) e carne-seca. A receita pede que o cozido seja acompanhado de arroz, couve, farofa, laranja em gomos e pimentas em conserva ou frescas.
Recentemente, passou a ser reconhecida internacionalmente como receita brasileira e foi associada ao Rio de Janeiro, por conta do grande fluxo de turistas estrangeiros e da tradição dos botecos da cidade, quando ganhou o nome “feijoada carioca”.

COMPARTILHAR RECEITA

RECEITAS

COM ARROZ

RECEITAS

COM FEIJÃO