Agora ficou mais fácil ter a família Meu Biju completa na sua mesa.
– 2 xícaras (chá) de Feijão Preto Meu Biju
– 3 folhas de louro
– 250 g de carne-seca dessalgada em cubos
– 250 g de lombo de porco dessalgado em cubos
– 200 g de costelinha suína defumada
– 2 linguiças paio cortadas em rodelas
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 2 cebolas médias picadas
– 4 dentes de alho picados
– 200 g de linguiça calabresa defumada em fatias
– 1 xícara (chá) de suco de laranja
– Sal a gosto
Deixe o Feijão Preto Meu Biju de molho em 1 litro de água quente durante 2 horas. Troque a água a cada 1 hora. Após esse tempo, transfira o feijão junto à água do remolho para uma panela de fundo grosso e acrescente 2 litros de água, o louro, a carne-seca, o lombo, a costelinha e o paio. Tampe parcialmente a panela e cozinhe, em fogo médio, até que os grãos estejam macios (cerca de 1 hora). Para fazer na panela de pressão, junte à água do remolho 1 litro e meio de água, o louro e as carnes e, depois de pegar pressão, cozinhe por cerca de 20 minutos.
Em outra panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho até que a cebola fique transparente. Em seguida, acrescente as rodelas de calabresa e frite até dourar. Despeje o suco de laranja sobre esse refogado e mexa até desprender o tostado que ficou no fundo da frigideira. Despeje na panela de feijoada e cozinhe, em fogo baixo, por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando, até que o caldo engrosse e as carnes fiquem tão macias quanto o feijão. Prove e, se necessário, acerte o sal. Sirva em seguida, acompanhado de Arroz Branco Meu Biju, couve refogada, gomos de laranja, farofa e molho de pimenta.
CURIOSIDADE: no Brasil, existem muitas receitas de feijoada: da simples à completa, todas são um cozido de feijão preto enriquecido com pertences do porco (linguiça, costela, pé, orelha, bacon, lombo, entre outros) e carne-seca. A receita pede que o cozido seja acompanhado de arroz, couve, farofa, laranja em gomos e pimentas em conserva ou frescas.
Recentemente, passou a ser reconhecida internacionalmente como receita brasileira e foi associada ao Rio de Janeiro, por conta do grande fluxo de turistas estrangeiros e da tradição dos botecos da cidade, quando ganhou o nome “feijoada carioca”.
Meu Biju é uma linha de produtos alimentícios da Josapar, uma das maiores empresas do País com origem no Rio Grande do Sul, mais precisamente no município de Pelotas, região Sul do Estado. Atualmente seus produtos estão presentes em pontos de venda de todo o Brasil e são exportados para mais de 40 países. Entre os destaques da empresa estão as marcas Tio João, Meu Biju e SupraSoy, além de outras linhas que você pode conhecer no site da Josapar.